terça-feira, 13 de outubro de 2009

Como Livrar se do Vício em Sites de Relacionamento

Talvez sua afinidade pelos sites de redes sociais tenha começado com um simples desejo de estar em contato com seus amigos, ou de fazer novos na rede. Ou você estava chateado.

Mas agora, você está incomodado pelo tempo que passa no site (seja o Orkut, Facebook, MySpace, Multiply, ou outro), e o hábito virou um genuíno vício.

Se estiver difícil passar uma hora sem verificar ou pensar sobre o sites de redes sociais, você deve procurar um jeito de se livrar dele. Agora vai saber como.





  • Passos
1. Tenha em mente o que você realmente faz no site.

Depois de cada sessão, pergunte-se: "O que eu consegui nesta visita ao site?" Pode ser que você só está vendo se alguem te visitou, ou para verificar se algum amigo lhe deixou um recado ou colocou uma imagem nova.

Mas são estas pequenas coisas que fazem você ficar ligado o tempo todo. No início você só está confirmando um amigo novo, e no próximo passo você está vendo a quais pessoas novas está conectado. Manter um registro de que atividades faz quando está no site de relacionamentos vai lhe dar uma medida de quanto tempo desperdiça sem fazer nada construtivo.

2. Defina objetivos para suas visitas aos sites de relacionamentos.

Faça uma lista do que realmente deseja com eles. Porque você se inscreveu no início? Para poder se lembrar dos aniversários dos amigos? Para achar amigos ou colegas de tempos antigos? Conhecer pessoas com interesses similares?

Não importa quais sejam seus objetivos, você tem que ter certeza de que dedica seu tempo para cumprir estes objetivos, ao invés de perdê-lo com atividades que não lhe levam a lugar nenhum. Se não tiver nenhum objetivo (se se inscreveu simplesmente por falta do que fazer), pule o próximo passo.

3. Monte um cronograma e siga-o.

Para cada objetivo, escreva quanto tempo e com que frequência irá entrar no site de relacionamento para cumprir este objetivo em particular. Anote o número de horas por semana que vai passar no sítio.

Se parecer muito tempo, ajuste suas atividades para encurtá-lo. Siga este cronograma para manter seu vício sob controle sem precisar cancelar sua participação. Alguns exemplos:

Fique em contato com seus amigos de escola - verifique dia sim dia não, passe não mais do que 15 minutos respondendo a mensagens deles (1 hora por semana).

Mantenha seu grupo ou comunidades - Verifique a cada manhã por 10 minutos de cada vez, só para remover spam e lixo. Não responda mensagens, comentários ou foruns durante este tempo (2 horas, 20 minutos por semana).

Mantenha seu grupo/comunidade interessante. Passe 30 minutos lendo e respondendo as mensagens (2 horas por semana).

Encontrar novos amigos - veja perfis de pessoas novas por 30 minutos, duas vezes por semana (1 hora por semana).

Tempo máximo por semana gasto com os sites de relacionamento: 6 horas, 30 minutos.


4. Pense em outras coisas que pode fazer com este tempo.

Se estiver gastando por exemplo, 10 horas pro semana, faça uma lista de todas as outras coisas que pode fazer neste tempo. Você pode:

*. Conseguir um emprego de meio período e investir o dinheiro.

*. Ensinar uma criança como praticar um esporte.

*. Entrar em forma.

*. Construir algo, como uma estante com porta secreta.

*. Calcular o centro de gravidade de um objeto complexo.

*. Fazer trabalho voluntário.

*. Aprender uma nova língua.


------ Adeus!Abandone o site. ------

Se criou o cronograma e não conseguiu seguí-lo, ou se decidiu que qualquer tempo gasto com sites de relacionamento é tempo desperdiçado, você vai precisar se "desintoxicar". Faça isto como último recurso, e é mais fácil falar do que fazer.


  • Se estiver acostumado a usar as mensagens do site ao invés do email, atualize seu catálogo de endereços de email para conseguir estar em contato com seus amigos semana que vem, e continuar a se corresponder fora dele.

  • Envie um email a seus contatos explicando sua decisão de sair. Inclua suas informações de contato para que possam falar contigo fora do site.

  • Remova todos de sua lista de amigos.

  • Se começou algum grupo/comunidade, transfira os direitos de administrador a alguém que confie.

  • Abandone todas as redes e comunidades/grupos.

  • Apague todas as fotos de seu álbum (você pode fazer uma cópia antes).

  • Remova todas as mensagens/bilhetes/scraps.

  • Remova todos os comentários que tiver feito.

  • Remova todas as mensagens, tanto enviadas quanto recebidas.

  • Apague todas as informações de seu perfil. Não se esqueça de remover a foto do seu perfil

  • Desative sua conta.

Encontre algo para substituir o site de relacionamentos.

Muitas pessoas ficam viciadas nestes sites porque elas entram neles por impulso quando não têm nada melhor para fazer, como entre aulas ou na hora do almoço.

Sua curiosidade acaba ocupando tempo que poderia ser usado fazendo outras coisas, como estudar ou trabalhar. Você precisa encontrar algo para fazer durante estas janelas, para evitar repulsos. Existem muitas maneiras de conseguir isto:



  • Fique longe do computador o máximo possível. Para muitos de nós, ficar na frente de um monitor é uma atividade normal.
  • Tente encontrar outras coisas que lhe mantenham longe do computador, e assim longe do site de relacionamentos. Faça um caderno de anotações, medite, aprenda tricô. Aprenda a fazer truques de cartas. Qualquer coisa que possa fazer em qualquer lugar e por curtos períodos de tempo.
  • Se estiver na frente de um computador durante momentos críticos, encontre outro site para visitar ao invés do de relacionamentos. Você pode acabar se viciando no outro site também, logo precisa procurar algo que seja construtivo, como ler notícias, aprender uma nova palavra a cada dia, afiar suas habilidades lógicas, ou aprender uma língua estrangeira.

Dicas

  • Mantenha uma lista do seu cronograma e de seus objetivos fora do sítio de relacionamentos na sua frente o tempo todo.
  • Depois de descobrir que pode se viciar em sítios de relacionamentos, você deve evitar todos eles.
  • Como tudo que envolve disciplina, sempre ajuda fazer isto com um amigo.

Autor:Denis Camargo

Abraços a todos

Um comentário: